Bem Vindos

"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O CEI Trabalha o Projeto Higiene Bucal com as crianças..

Projeto: Higiene Bucal
1-Questão Problema: Como é um sorriso saudável?
2-Justificativa: Conscientizar as crianças sobre a necessidade de escovar os dentes, de fazer a higiene bucal. Servirá de conscientização para os educandos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como a bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.
A escola sendo uma instituição de ensino onde, se aplicando as técnicas e os recursos adequados podem alcançar resultados positivos e agradáveis visando sempre à melhoria na qualidade do ensino e de vida e bem estar das famílias
.
3- Levantamento de hipótese
O que eles já sabiam:
·         Que é preciso escovar os dentes para ficarem brancos
·         Que quem não escova o dente, a boca fica suja
·         Que quando dormimos, um “bichinho” ataca os dentes.
O que descobriram:
·         Que é preciso usar também o fio dental
·         Que é preciso visitar regularmente o dentista
·         Que cada pessoa precisa ter a sua escova
·         Que o “bichinho” que ataca os dentes chama-se cárie.


4-Objetivo geral: Propor na criança hábitos de higiene bucal depois das principais refeições do dia. Estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis. Tendo em vista a importância da escovação, principalmente nessa fase em troca de dentes e que alguns alunos não gostam de escovar os dentes
 
5-Objetivos Específicos:
- Valorizar os momentos de escovação
- Mostrar a importância da higiene bucal em seu desenvolvimento
- Identificar e visualizar objetos e produtos para higiene bucal
- Reconhecer os diversos meios para a higiene
- Aprendendo a utilizar os objetos e produtos para a higiene

Desenvolvimento:
- Roda de conversa
- Demonstração dos produtos e objetos da higiene bucal
- Leitura de imagens
- Visita do dentista Dr. Leandro no nosso CEI todas as quartas-feiras.
- Quebra Cabeça
- Brincadeiras
- Pinturas de desenhos relacionados à higiene bucal
- Conhecendo melhor nossos dentes através de cartaz
- Caixa Surpresa
- Recorte e Colagem
- Atividades de faz de conta
- Escovação dos dentes
- Registros através de fotos da higiene bucal
- Jogos de memória.



6- Áreas de Abrangências:

- Identidade e Autonomia: Valorização da higiene bucal, tanto da limpeza dos dentes como do corpo e do ambiente em que vivem.
-Artes Visuais: Observação e reconhecimento de figuras, produtos e objetos de higiene, na arte em geral.
Linguagem Oral e Escrita: Elaboração de perguntas e respostas sobre a higiene. Leitura de imagens sobre o tema higiene bucal.
Natureza e Sociedade: Percepção das diferentes possibilidades para o cuidado de sua saúde e higiene pessoal, assim como a identificação e sua importância.

Movimento: Reconhecimento de diferentes movimentos que promovam a higiene: escovar os dentes lavar-se, pentear-se, vestir-se, cortar as unhas etc.
Exploração de brincadeiras como ginástica, imitação etc.

Música: Imitação e reprodução de movimentos a partir de criação musicais que envolvam a higiene.

Matemática: Brincadeiras que envolvam contagens, formas, cores e tamanhos. Contar os produtos olhar diferentes formas de fio dental, as cores das escovas.


7- Metodologia
- Vídeo
-Mural “sorriso saudável”
- Dentição com massinha
- Gráfico creme dental preferido
- Painel “Amigos do dente X Inimigos do dente”
Atividades de Artes:
- Dentes com garrafa PET

8-Cronograma
O Projeto será realizado durante 15 dias consecutivos, dando continuidade durante todo o ano com a visita semanal do Dentista

9- Recursos

- Quadro de giz
- Figuras
- Revistas
- Livros
- Televisão
- Som
- Cartolinas
- Escova de dente
- Creme dental
- Fio dental
- Flúor
- Panfletos sobre higiene bucal
- Textos
- DVD
- Espelho


10-Avaliação: Através dos momentos, avanços das crianças, registros.
Ex: O que as crianças já sabem sobre o assunto, o que aprenderam e o que já são capazes.